quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Novo Nascimento

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 15/03/2006.

Introdução:

Regeneração é o Novo Nascimento, é a obra do Espírito Santo pela qual experimentamos uma mudança de coração. Os termos pelos quais esse estado se exprime nas Escrituras são: nascido de novo, ressuscitado com Cristo, participante da natureza divina. Tal mudança no coração implicará num novo comportamento, onde sentimentos antes característicos darão lugar à presença do Salvador.

O Novo Nascimento na Bíblia:
O conceito de Novo Nascimento ou Regeneração aparece não somente no Novo Testamento, mas também é encontrado amplamente no Antigo Testamento. Encontramos esse mesmo tema com diversas aplicações diferentes: nova criação, adoção, libertação. Encontramos também situações de conversão que indicam uma nova postura ou personalidade daquele que experimentou uma profunda mudança operada pela graça da salvação (conversão de Zaqueu, o publicano, Saulo etc.).

Vejamos alguns exemplos da tradição profética do Antigo Testamento:

Novo coração de carne em lugar do velho, de pedra (Ez 11.19);

Nova Aliança, não escrita em tábuas de pedra, mas escrita no coração (Jr 31.33);

Pecados como a escarlata se tornam brancos como a neve (Is 1.18).

No Novo Testamento, o Novo Nascimento é mostrado em todas as situações de conversão, conferindo uma natureza transformada àqueles que dele participam, mediante a ação de Deus:

O arrependimento de Zaqueu, que resolve devolver o que não lhe era lícito possuir (Lc 19.22);

O perseguidor Saulo que se transforma no perseguido pregador Paulo (At 9.1-9);

O Eunuco que voltou para sua terra batizado por Filipe (At 8.26-40);

A transformação do atribulado gadareno (Lc 8.26-34).

Essa doutrina, tão evidente na Bíblia, foi enfatizada pelos pietistas, os quais, liderados por Spencer e Frank, reagiram contra a aridez escolástica luterana no século XVII, com sua preocupação com a exatidão doutrinária. Para os pietistas, o verdadeiro cristianismo começava com a experiência do Novo Nascimento e se evidenciava pela vida transformada.
A transformação que se evidencia na vida do novo convertido é tão intensa que é capaz de influenciar todo o curso de sua vida. O antigo sentimento de culpa dá lugar a um gozo e descanso outrora não sentidos.

Amanhã, escreveremos um pouco especificamente sobre a conversão!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário