sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia: Elias

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 19/06/2006.

Iniciamos mais uma semana. Cremos que será grandemente abençoada!
 
Seguimos com o “resumo livre da Bíblia”, falando um pouco mais sobre Elias.
 
Na última segunda-feira, iniciamos o papo sobre esse profeta. Paramos no ponto onde ele pede pra viúva fazer um bolo pra ele e não faltaria nada pra essa viúva, de forma milagrosa. Logo depois desse episódio, o filho da viúva adoece e morre. Elias é chamado e o menino ressuscita. 
 
Após 3 anos (1 Rs 18.1ss), Elias aparece diante de Acabe, marido de Jezabel (devota de Baal) e lhe faz um desafio: dois sacrifícios seriam oferecidos, sendo que um ao Senhor Deus, e o outro ao deus Baal. O sacrifício deveria ser consumido com fogo, só que não ateado por homens e sim, pelo ser divino verdadeiro, isto é, seria reconhecido como Deus, aquele que enviasse o fogo (ou o Senhor Deus ou o deus Baal). Chegando o horário marcado, os profetas de Baal começaram o ritual, mas nada aconteceu. Chegou a vez de Elias, que achava ser o único que não havia se dobrado a Baal (v. 22). Ele faz o pedido do fogo ao Senhor, e nem acabou de pedir, o fogo desceu da parte do Senhor, fogo este que queimou todo o sacrifício, secou a água em volta e derreteu as pedras do altar (v. 38). Foi uma grande vitória!
 
Só que a seca continuava e Acabe, como rei, continuava a clamar por chuva. Depois desse acontecimento no monte Carmelo, Elias conforta Acabe dizendo que virá a chuva. Depois de orar, disse ao moço que o acompanhava: Sobe, e olha para a banda do mar. E ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então disse Elias: Volta lá sete vezes. (1 Rs 18.43). Logo veio a chuva e Elias, vitorioso, teve que fugir. O problema era que Jezabel não se deixava convencer e queria tirar-lhe a vida. O profeta fugiu para o sul, passando pelo deserto de Neguev, onde sentiu fome. É confortado por Deus em seu desespero (através de um enviado), com pão e água. Continuou sua fuga até o monte Horeb (o Sinai) e, depois de esperar o momento exato e manifestação certa proveniente do Senhor (em 1 Rs 19.9-13 mostra essa situação: primeiro passa um vento forte, depois um terremoto, depois fogo. Depois disso veio uma brisa suave e foi aí que Elias reconheceu que o Senhor estava. Além de receber sua missão, o v. 18 revela que Elias não está só, pois ainda havia outros 7 mil que não tinham se dobrado a Baal.), recebeu no Horeb a sua missão: estabelecer o verdadeiro Israel, através do ato de ungir três pessoas, a saber: um novo rei para Israel, Jeú; um outro para Damasco, Hazael; e um profeta que fique em seu lugar. Ao partir de Horeb, Elias encontra Eliseu (1 Rs 19.19ss) e este último o segue, entendendo a sua vocação.
 
Depois desse momento, Acabe passa por um momento de vitórias em suas guerras. Os sírios foram derrotados e o seu rei, Ben-Hadade, deveria ser morto, juntamente como todo o povo da Síria, segundo ordens do Senhor Deus, dada através de um profeta. Mas Acabe não mata Ben-Hadade e o profeta prediz a morte de Acabe.
 
Seguindo dentro deste contexto de vitórias e poder, Acabe pede a Nabote sua vinha que se recuza a fazer tal e acaba morto de forma injusta, com mentiras. Então, Elias ameaça a Acabe, que se arrepende (1 Rs 21.29), e também a Jezabel, que acaba morta e os cães devoram sua carne (2 Rs 9.30-37 – durante o período profético de Eliseu).
 
Na próxima semana vamos falar um pouco sobre esse episódio da Vinha de Nabote.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário