sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia: Profeta Natã

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 22/05/2006.

Louvado seja o Nome do Senhor! Iniciamos mais uma semana!

 Seguimos o “resumo livre da Bíblia” e hoje, muito rapidamente, vamos relatar sobre o primeiro profeta desse nosso resumo. Poderíamos iniciar antes, pois a atividade profética já é anterior a ele. Mas por sua posição na corte do Rei Davi, vamos relatar sobre Natã:

Seu nome, de origem hebraica, significa “dádiva, presente de Deus”. Além de ter ação na corte de Davi (2 Samuel 7.2-3), também aparece na corte de Salomão (1 Reis 1.11-34).

 No capítulo 12 do segundo livro de Samuel, vemos uma das cenas mais conhecidas da vida desse profeta:

 2 Samuel 12.1-15a

1 E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2 O rico possuia muitíssimas ovelhas e vacas.
3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
8 E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
9 Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
15 Então Natã foi para sua casa;

Era necessário ter muita convicção de que o Senhor havia enviado um recado desses para entregar o mesmo a um rei! E Natã não teve dúvidas. Foi duro o quanto foi necessário e deixou claro o recado da parte do Senhor para o rei.

É ele quem unge, junto com o sacerdote da época, Salomão como rei (1 Reis 1.32-40).

Tudo indica que teve um livro com sua autoria, que tanto pode ter se perdido como pode ter servido de base para complemento de livros como de Samuel e Reis (1 Crônicas 29.29).

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário