quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia - Rute

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 27/03/2006.

Iniciamos mais uma semana! E cremos no cuidado do Senhor!!!

Na sequência de nosso “resumo livre da Bíblia”. O momento que temos hoje é o tempo do Livro de Rute. E no final, vamos acrescentar 2 pontos para pensar sobre o tempo de saída do Egito até este momento, pouco antes do tempo dos reis em Israel:

O livro possui 4 capítulos e 85 versículos. Possivelmente foi escrito na época do reinado de Davi. Temos como indícios disso:

a produção literária se fortaleceu nessa época;

faz menção do nome de Davi (4.22) e disso tiramos que antes dele essa escrituração não aconteceu. Mas a história é mais antiga, já que fala da bisavó do Rei Davi.

- Primeiro capítulo (22 versículos): Um homem sai de sua terra com a sua família. Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom. Passado algum tempo, Elimeleque morre e Noemi fica com seus dois filhos que se casam com Rute e Orfa. Mais algum tempo, Malom (marido de Rute) e Quiliom (marido de Orfa) também morrem e, Noemi sabendo que a situação em sua terra melhorara, resolve voltar. Nada mais justo que ela, Noemi, resolvesse dizer as suas noras que ficassem. Orfa acaba ficando; Rute não. Rute aí demonstra uma prova de fidelidade e amor muito grande a sua sogra, pois resolve ir para uma terra para ela estranha, mesmo sabendo que Noemi não teria possivelmente outros filhos (uma vez que era prática que uma viúva se casasse com outro irmão do falecido) e decide ficar com ela até a morte (v. 17).

- Segundo capítulo (23 versículos): Rute agora demonstra respeito a Noemi, pois procura com ela a permissão para ir fazer algo no que diz respeito ao trabalho. Boaz, dono do campo onde Rute estava, procura saber quem é ela e também a ajuda, dando-lhe permissão para continuar e dando ordens aos outros que deixassem algo para ela. Noemi se alegra ao saber que Boaz recebera Rute dessa forma, pois era ele parente dela e, como tal, passava a ser o possível remidor (Aquele que iria ajudar a uma viúva. Existia uma ordem que ia desde o parente mais próximo do falecido – irmão, até o parente mais distante) delas pela lei. Noemi, que já tinha se chateado muito com tudo o que acontecera (as mortes), começa a ver a mão do Senhor operando Bênçãos com relação a ela e Rute.

- Terceiro capítulo (18 versículos): O fato de Rute continuar respeitando o que Noemi fala, faz com que ela, com sua obediência, continue achando graça aos olhos de Boaz. Este, por sua vez, se sente tocado em ajudar a Rute e Noemi, mas, havia um outro parente mais próximo de Noemi que, pela lei, seria o primeiro a ter que tomar a iniciativa de ajudar a Noemi e Rute. Boaz diz a Rute que vai procurar esse parente e, se ele não se dispuser a ajudar, ele, Boaz, fará e também tomaria Rute por sua mulher.

- Quarto capítulo (22 versículos): Boaz procura o parente mais próximo que diz que não irá ser o remidor de Rute e Noemi, porque não queria que Rute causasse problemas à sua herdade. O parente mais próximo, num primeiro momento, diz cuidar de Noemi, mas ao saber de Rute, entrega a responsabilidade, como mandava a lei, com testemunhas, para Boaz. Este se casa com Rute e tem com ela um filho, Obede, que seria, mais tarde, avô de Davi.

PONTOS PARA SE PENSAR.…

- Os povos permaneceram no meio do povo de Deus. Não era para se fazer alianças com os mesmos, mas o povo desobedeceu. E nós? Temos obedecido? Não temos tomado a forma do mundo, antes transformando-o (Rm 12.1-2)?

- Apesar de poucos, os israelitas venciam exércitos numerosos e derrubavam muralhas enormes. Eram eles mesmos que faziam isso? Não era o Senhor? E nós, temos deixado os nossos problemas, pequenos ou grandes, para o Senhor cuidar e resolver ou temos nos preocupado em fazer tal? Temos sabido esperar pela hora certa? Entregamos realmente a nossa vida ao Senhor?

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário