terça-feira, 12 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia - Moisés

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 10/02/2006.

Como no começo da semana seguiu a mensagem que normalmente segue na sexta-feira, hoje segue o “resumo livre da Bíblia”. Seguindo no texto Bíblico, hoje seria o dia para relatar a história de José. Só que sobre ele nós já enviamos como meditação nos dias 03, 04 e 05 de janeiro. No site você pode acessar “Meditações”, onde você poderá encontrar um link que abre uma nova página do seu navegador para ler todas as meditações enviadas, podendo escolher o dia. Se você não tiver mais as que foram enviadas sobre José ou ainda não tinha cadastrado quando enviamos, poderá ler pelo site. Se você quiser receber por e-mail, é só solicitar!

Assim, seguimos com o resumo da história de Moisés:

Escolhido por Deus para tirar os Israelitas do Egito, Levar a Terra Prometida e dar a Lei do Senhor a seu povo:

Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio
Nesta parte, o importante é conhecermos a história, sua veracidade, sua aplicabilidade aos dias de hoje e a sua contextualização. Não nos adianta estudar exaustivamente a Lei, uma vez que ela não é para os nossos dias. Apesar de Cristo não abolir a Lei, antes cumpri-la toda, não dá para nos preocuparmos com todos os seus itens. Precisamos conhecê-la, sim, para saber o que agrada e não agrada a Deus, mas buscar no Espírito Santo o direcionamento para nosso viver. Com isso, auxiliados unicamente por Cristo (sem Ele não é possível), podemos fazer mais a vontade de Deus que, além do que está escrito, nos revela, desde que queiramos e aceitemos isso.

Dito isso, vamos falar sobre nosso personagem: Moisés.

Depois de muito tempo desde José, tanto que a sua memória já era esquecida (Êx 1.8), o soberano do Egito, com medo do povo hebreu que crescia e poderia se rebelar, manda que as parteiras matem todo menino que nascesse das hebréias. Moisés nasce, mas as parteiras desobedeceram ao soberano. Assim, a mãe de Moisés teve que escondê-lo por um tempo e não podendo mais, colocou-o num cesto e deixou-o no rio. A filha de Faraó banhava-se no rio e viu o cesto, teve compaixão da criança, conseguiu uma hebréia para cuidar (uma vez que identificaram que a criança era hebréia), a própria mãe de Moisés, e, depois de crescido, o tomou e o instruiu como neto de Faraó (cf. Êx 2). Depois de adulto, Moisés mata um egípcio por destratar um hebreu e foge, quando se casa com Zípora, a filha de Jetro, um sacerdote de Midiã.

Depois destas coisas, Deus o chama como libertador do povo Hebreu no Egito. Moisés coloca muitos empecilhos, mas aceita a missão (cf. Êx 3 e 4). É quando, voltando para o Egito, Moisés e Arão falam com o Faraó para deixar o povo adorar e cultuar a Deus no lugar que Ele queria. Como Faraó não permitia, aconteceram todos os milagres e todas as pestes. Até a última, a matança dos primogênitos. Quando o primogênito de todo o Egito morreu, e daqueles (dos Hebreus) cujo portal da casa estava com sangue, não morreu, Faraó dispensa o povo, para depois ir atrás novamente, quando se dá a travessia do Mar Vermelho. Livres, os Hebreus caminhavam para a terra prometida.

Na segunda-feira iremos dar atenção especial à travessia do Mar Vermelho, falando sobre um “beco aparentemente sem saída”.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário