sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia: Vinha de Nabote

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 26/06/2006.

Seguimos nosso “resumo livre da Bíblia”, hoje falando um pouco sobre o texto que relata o fato da Vinha de Nabote:
1 Reis 21.1-29

1 E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
2 Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.
4 Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
6 E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
7 Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
8 Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
10 E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
12 Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
13 Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
14 Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.
15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apredrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
17 Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
18 Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
19 E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
20 E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
22 E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.
23 E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
24 Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.
25 Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.
27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.
28 Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:
29 Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.


Acabe, como rei, se colocava na posição de "o melhor", "o maioral". Isso é até natural em alguém quando se ocupa uma posição de liderança.

Pelo texto de 1 Reis 21, podemos ver que Deus não vê assim, pois ele (o texto) trata "do valor incondicional do direito divino diante do qual todos são iguais e ao qual o próprio rei está submisso" ( G. V. Rad. Teologia do Antigo Testamento, vol. II, Editora Aste, São Paulo, 1986, p. 27). Isso quer dizer que, mesmo sendo o soberano, o rei tinha Alguém (Deus) que estava acima dele. E para o Senhor Deus, todos são iguais, com os mesmos direitos, ainda que um comande e outros sejam comandados.

Desta situação, o rei não pode fugir; precisa ser submisso. O fato de aceitar e fazer qualquer coisa para a obtenção da vinha mostra que o rei queria (e acreditava) poder estar acima, como pessoa, de qualquer um, inclusive de Nabote. O rei tinha o seu poder, mas o maior soberano era Deus. Tanto que ao rei é dada a sentença do fim da sua dinastia, pois Deus decidiu que não poderia continuar, devido aos seus maus caminhos. Todos são guardados por Deus e Acabe pode até ter pensado que por ele ser o soberano, Deus cuidaria e só ajudaria a ele.

Mas, o profeta aparece denunciando que Deus vê todos de igual modo e Acabe, que fez algo errado diante d'Ele, deve ser punido. Isso mostra um aspecto teológico interessante: os bons são guardados por Deus e os ruins são condenados por Ele. Por mais que, muitas vezes, pareça que os ruins são vitoriosos, no final o Senhor Deus cuida do oprimido e bom e condena o ruim e dominador. Quer que esse que faz errado mude, claro! Mas se este optar por não mudar, terá que responder por seus atos errados.

Confie no Senhor. A tristeza momentânea, a impressão de que quem faz as coisas erradas consegue se dar bem e quem busca as coisas certas se dá mal, é só momentâneo mesmo! Chegará o dia, ainda que seja na eternidade, mas vai chegar, que o Senhor cuidará daquele que não quis fazer a coisa certa. Devemos lutar para que todos mudem, pois esse é o desejo do Senhor. Mas aqueles que optarem por continuar no mal caminho, vão se encontrar com algo muito ruim: a distância eterna do Senhor.

Após a morte de Acabe, Acazias, seu filho, passa a ser rei, fazendo o que é mau perante o Senhor (1 Rs 22.53). Quando este adoeceu, Elias se levanta e informa-o que do seu leito já não sairia mais, senão morto (2 Rs 1.4). Dois capitães de cinquenta soldados, com estes últimos, são consumidos, quando tentam ir atrás de Elias, por fogo vindo do céu. O terceiro capitão e os seus soldados convencem Elias (depois que este recebeu orientação do Senhor) a descer do cume do monte. O profeta informa ao capitão a causa da sentença de morte ao rei: idolatria (2 Rs 1.16). Assim, o rei morre e, depois disso, Elias é levado aos céus, num carro de fogo com cavalos de fogo (2 Rs 2.11), num redemoinho. A Eliseu, é prometida a porção dobrado do Espírito que Elias recebera e isso também se cumpriu.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário