quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia - Saul

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 17/04/2006.

Hoje, iniciando mais uma semana, seguimos com o nosso “resumo livre da Bíblia”, escrevendo um pouco sobre Saul. Aguardei as participações mais uma vez, mas não recebi nenhuma mensagem... Na próxima semana, se alguém quiser participar, vamos escrever sobre Davi. Fique à vontade pra compartilhar!

Saul:
Samuel tinha envelhecido e seus filhos não lhe seguiam os conselhos. Seus filhos seriam juízes diante do povo, mas essa posição de 'rebeldia' fez com que o povo pedisse um rei, como outros povos já tinham...
 
"Dá-nos um rei como têm as outras nações". (cf. 1 Samuel 8).
 
Samuel não gostou desse pedido. Independente de sua opinião, consultou o Senhor e Sua palavra final foi: "Faz o que eles pedem!"

Passado algum tempo, viu chegar junto de si um filho de Cis, chamado Saul, da tribo de Benjamim. O Senhor disse-lhe: "Eis o homem destinado para reinar sobre o meu povo!". (1 Samuel 9-12)

No dia seguinte, pela manhã, Samuel tomou um vaso de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul, beijou-o e disse: "Por esta unção, o Senhor te faz príncipe da sua herança". Em seguida, convocou o povo para apresentar-lhe o eleito de Deus. Assim que Saul apareceu na assembléia, Samuel disse: "Olhai: foi aquele que Deus escolheu". Então todos exclamaram: "Viva o rei!" 
 
Saul reinou durante 40 anos. A princípio, foi fiel a Deus e Deus deu-lhe vitória sobre os amalecitas.
 
Mas logo se tornou orgulhoso e deixou de obedecer as ordens do Senhor.
 
Numa guerra contra os filisteus, Saul tinha a ordem de esperar a chegada de Samuel antes de travar a batalha. Samuel devia oferecer um sacrifício a Deus, para implorar a sua proteção. No sétimo dia, como Samuel não chegava e o exército, cansado de esperar, começava a dispersar-se, Saul ofereceu o sacrifício em vez do sumo-sacerdote. Apenas tinha acabado quando Samuel chegou e lhe disse: Procedeste insensatamente! Por isso, não serás rei por muito tempo!".
 
O próximo personagem, Davi, é ungido rei ainda moço. Teve algumas chances para tirar a vida de Saul, mas não o fez.
 
Saul morre, atirando-se sobre sua própria espada, quando vê que irá perder a batalha e após o fatídico episódio em que ele se consulta com uma feiticeira, episódio este que levanta muitas discussões, devido a suposta aparição de Samuel. Mas é só observar com cuidado a passagem e vemos que esse espírito que aparece, e é descrito como se fosse Samuel, diz algumas mentiras, cria medo e falta de paz! Como um profeta do Senhor, se fosse ele mesmo ali, se fosse possível tal situação, poderia trazer mentiras, medo e falta de Paz?!?! Logo, entendo, o que aconteceu ali foi mais uma das aparições que o inimigo das nossas almas protagoniza até hoje, na tentativa de enganar pessoas que estão aflitas e saudosas de algum ente querido que partiu, imitando vozes ou letras, contando segredos ocultos, tudo na tentativa de enganar...

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário