sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O valor das Escrituras

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 15/06/2006.

Mais um feriado! Este ano, não há o que se reclamar nesse sentido!

Hoje vou escrever um pouco (pois poderia escrever muitos compêndios sobre o assunto e ainda assim faltaria escrever algo!) sobre o Valor da Escrituras, da Bíblia. O primeiro livro impresso, até hoje o campeão de vendas e, infelizmente, tão pouco conhecido, mesmo no meio evangélico! Muitos acreditam que há coisas escritas nesse livro (ou coleção de livros), que não verdade não estão. E outros deturpam a interpretação, tentando trazer a explicação para o ponto de vista humano, quando quem está no centro dessa interpretação é o Senhor, que nos amou profundamente, mas é Ele quem está no centro dessa interpretação!

Dito isso, coloco alguns apontamentos sobre a importância da Palavra que nos revela a vontade de Deus, revela histórias que apontam tanto para testemunhos de edificação como alertas para evitar o mal; temas e assuntos, importantes para que possamos viver o dia-a-dia, sem maiores crises. Se usarmos um aparelho eletro-eletrônico sem ler o seu manual, pode até ser que o usemos bem, mas dificilmente chegaremos a usar todas as possibilidades que o aparelho tenha. Para usar melhor, precisamos ler o manual do fabricante, para saber usar mais e melhor o aparelho. Até usamos sem ler e podemos usar bem! Mas usaremos melhor lendo o manual, sem dúvida (desde que consigamos entender o mesmo!). Não é diferente na relação entre a Bíblia e nossa vida: até podemos viver bem sem ler ou lendo só o que interessa, mas viveremos melhor se nos debruçarmos sobre o “Manual do Fabricante/Criador” que é a Bíblia!

O Valor das Escrituras

É notável e surpreendente o valor que tem a Bíblia. Alguns nomes a ela atribuídos expressam de forma bem objetiva o seu inestimável valor: Sagradas Escrituras, Palavra de Deus, Livro Sagrado, Livro da Revelação etc.. E, quando olhamos para a sua história, todo o seu percurso até os nossos dias, percebemos que nem um livro foi tão lido, amado e perseguido como este. Mas o que faz das Escrituras um livro tão especial assim? O que é que ela tem de tão importante e sério?

- Este livro (ou coleção de livros) expressa os segredos da vida eterna – João 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”;
- Este livro nos revela e nos ensina verdades profundas sobre Deus e sua obra;
- Diante desse livro o ser humano não tem condições de ficar no anonimato ou em cima do muro. Ou amamos esta Palavra ou não amamos. A Bíblia é um livro que confronta:
Deuteronômio 30.14-20
14 Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
17 Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
18 Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.


Duygh Mood escreveu a seguinte dedicatória ao dar a Bíblia a um de seus amigos: “Este livro te afastará do pecado, ou o pecado te afastará deste livro”.

A Bíblia é valiosa porque o seu conteúdo liberta, esclarece, aponta o caminho, desde que façamos sua leitura deixando o Espírito Santo nos dar as orientações necessárias. Ela é um livro que constantemente está trazendo novas revelações; ela não se estagnou no tempo, pelo contrário, Deus se revelou e ainda continua se revelando nela e através dela. Mesmo em textos que já lemos várias vezes, em um determinado dia, parece que algo novo salta dele!
Para muitos, a Bíblia pode ser apenas mais um livro, mas para nós, é a Palavra de libertação da parte de Deus, é a regra cristã do certo e do errado (Salmo 119.105 – “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”).
Algumas pessoas têm preferência por alguns textos e livros em detrimento de outros, entretanto, entendemos que há convincentes razões que justificam o uso da Bíblia toda, como as Escrituras Sagradas dos Cristãos.

Ainda há mais a escrever sobre o assunto, por isso vou retomar na próxima terça-feira, se assim nos permitir o Senhor, escrevendo sobre algumas características da Bíblia.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário