segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia: Eliseu

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 03/07/2006.

Hoje, numa mensagem para registrar mais um profeta do Antigo Testamento, vamos escrever sobre Eliseu:
 
Eliseu: O profeta que recebeu porção dobrada do Espírito 
Este foi o maior operador de milagres do Antigo Testamento. Não no relato bíblico vetero-testamentário nenhuma indicação que um profeta tenha realizado mais prodígios que ele. Aliás, isso marca bem o fato da certeza que ele recebeu porção dobrada do Espírito que estava com Elias. Não para se gabar ou para ser melhor que qualquer outra pessoa, mas sim para trabalhar mais, para realizar mais prodígios, já que, na verdade, ele não realizava por si mesmo, mas quem realizava através da vida dele era o Espírito que nele habitava. Não era pra ser considerado mais espiritual ou melhor que os outros, mas para ser usado em trabalho pelo Espírito!
 
Assim, podemos afirmar que ele realmente teve porção dobrada do Espírito, alcançando uma estatura espiritual muito grande prenunciando, como Moisés, a vinda do maior dos profetas. Muitos de seus milagres, como os de Cristo, foram obras de misericórdia. 
 
Sua atuação se deu quando as lutas entre Israel e os arameus de Damasco eram intensas. O rei de Damasco fracassa na tentativa de surpreender os israelitas porque Eliseu previne o rei. Irado, o rei parte em busca de Eliseu e o encontra, mas o profeta não é reconhecido por seus adversários. O exército foi conduzido até Samaria, onde fica nas mãos do rei de Israel. Mas o profeta não permite que o rei mate o inimigo, antes sim deveria ser servido um banquete a estes e depois deveriam ser postos em liberdade. Que bela maneira de vencer uma guerra – não lutando ou aprisionando, mas mostrando como seres humanos devem ser tratados. Claro que houve momentos na história Bíblica que os reis tiveram mesmo que empreender as batalhas. Mas Eliseu não estava preocupado em defender a política ou a extensão do reino e sim os interesses do Espírito que nele habitava, mostrando o amor e a misericórdia do Senhor.
 
Além dessas atividades, Eliseu, a exemplo de Elias, também atacou o culto a Baal.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário