quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia - livros de Samuel

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 03/04/2006.

Iniciamos mais uma semana. Louvado seja o nome do Senhor! Como é bom começar a semana no domingo, dedicando tempo para buscar ao Senhor. É claro que esse não é o único momento que devemos fazer isso, mas aproveitando o domingo como mais um dia, um dia especial para isso, para dar atenção à família, essas coisas.

Seguindo na série “resumo livre da Bíblia”, chegamos hoje nos livros de Samuel. Quero caminhar nesse período contando mais uma vez com o apoio de vocês que recebem estas mensagens.

Segue abaixo alguns parágrafos falando sobre Samuel, Saul, Davi e Salomão.

Depois de um período em que o povo de Israel foi liderado pelos juizes, o próprio povo, com vistas aos outros povos, pede um rei. Diante disso, Deus escolhe quem seria esse primeiro rei e dá ao profeta Samuel a tarefa de ungi-lo. Mas esse profeta tem uma história interessante: sua mãe, Ana, não dava filhos a seu marido. Certa feita, ela é vista pelo sacerdote balbuciando sua oração, pedindo um filho ao Senhor e o prometendo ao Senhor. O sacerdote se assusta e pensa que ela está bêbada. Depois de tudo explicado, o sacerdote a despede. Deus ouve a oração de sua serva e lhe abre a madre. Samuel nasce e é consagrado ao Senhor. Vai para o Templo. Ainda muito jovem, tem aquela experiência de seu chamado por Deus (cf. 1 Sm 1-3).

Foi este servo que ungiu o rei de Israel. Saul, o escolhido, era homem íntegro. Mas com o tempo foi se degradando, desobedecendo a Deus. Um exemplo dessa desobediência: 1 Sm 15.3-9. Diante desse quadro, Deus escolhe um novo rei para o povo: o filho mais novo de Jessé, Davi. Este é perseguido por Saul, mas teve duas chances de matar seu perseguidor. Saul acaba se matando e Davi passa a ser o rei de direito em Israel. Passado um tempo (7 anos) todo o povo aceitou como rei.

Davi também errou: mentiu (1 Sm 21.2; 21.13; 27.8-11), mandou que Urias fosse colocado à frente do pelotão de guerra para que acabasse morrendo logo para ficar com a esposa dele, fato condenado por Deus, e transmitido a Davi pelo profeta Natã; adulterou (com a esposa de Urias) etc.

Como pai, deixou a desejar: seu filho Abssalão se revolta contra ele, entre seus filhos acontece um incesto. Nessa revolta, seu filho almeja o trono, mas acaba morrendo, mesmo contra o desejo de Davi. Arquiteta a construção do Templo, mas somente seu filho, Salomão, é que vai realizar. Mesmo com todas as dificuldades e com os erros de Davi, ele foi chamado de “homem segundo o coração de Deus”.

Salomão foi um dos mais inteligentes homens que viveram sobre a face da terra. E muito rico. Mas lhe faltou talvez um tipo de sabedoria: não soube lidar bem com o povo. Para a construção da cidade forte do Reino (Jerusalém) e até mesmo com desejo de fazer o Templo, aumenta os impostos, consome os seus súditos com trabalhos pesados. Mas foi prudente em situações como no caso da criança das duas mães (cf. 1 Rs 3). Mas casou-se muitas vezes, para garantir estabilidade política e auxílio dos povos. Cada esposa acabou trazendo a sua forma de crença para Israel, o que acarretou em desgosto para o Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário