terça-feira, 12 de novembro de 2013

Somos chamados para não tomar forma

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 27/02/2006.

Iniciamos mais uma semana. Para muitos, esta semana tem menos dias, já que segue o Carnaval. Quer seja por uma alegria mundana (vamos orar!), quer seja por participar de acampamentos e retiros.

Esta semana deixamos parado o nosso “resumo livre da Bíblia”. Retomamos na próxima segunda-feira, com uma chave de leitura de parte do livro de Levíticos, no que diz respeito aos sacrifícios.

Hoje, aproveitando o momento do calendário, trago uma meditação pessoal:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” - Romanos 12.1-2

“Isso é normal nos dias de hoje” ; “Deixa de ser careta”.

Essas e outras frases são parte integrante do nosso dia-a-dia. Há poucos dias trouxe uma meditação sobre o assunto e agora volto para escrever mais um pouco.

Ouvimos essas frases (e outras, tentando dizer que as coisas são diferentes hoje!) com muita frequência. São ditas com tanta naturalidade que, muitas vezes, nós mesmos as empregamos!

Esta semana desde, oficialmente, a última sexta-feira (em alguns lugares já começou antes!) e estendendo-se até a próxima quarta-feira na hora do almoço (também oficialmente, porque há lugares que seguirá até o próximo fim de semana!), muitas pessoas vivem uma comemoração que, mais uma vez, apela para coisas que são contrárias a vontade do Senhor para o nosso viver. Não por festas ou feriado, muito menos por conta da alegria! Mas por conta de uma libertinagem que toma conta das pessoas nesses dias. Assistindo o jornal agora cedo, mostraram casais que nem mesmo conseguiam se comunicar, pois falam línguas diferentes (já que muitos estrangeiros invadem o País para essa comemoração carnavalesca), mais preocupados em “beijar muuuuiiito”! Inclusive, mostrou no ar um casal que não conseguia se comunicar e a moça brasileira mais preocupada em dizer que o que era necessário era beijar. Nem precisava conversar! E isso começa com o beijo, mas nós sabemos onde isso acaba... Sem compromisso, sem carinho, sem nem comunicação e as pessoas acham que estão fazendo a melhor coisa que podem fazer.

Além de caminhar em direção às obras da carne durante essa festa, as pessoas mostram uma contradição séria: sempre reclamam de crise financeira, de falta de dinheiro e ainda assim acabam gastando muito em fantasias e festas. A crise financeira, os problemas e, em muitos casos, os lares, tudo fica esquecido e só é relembrado (se algo pior não acontecer!) quando a dor de cabeça (depois da folia e bebedeiras) toma conta.

Temos que, como seguidores e servos de Cristo, fugir da forma que o mundo apresenta como boa. Já ouvimos tanto isso e por vários momentos, sem mesmo notarmos, estamos agindo como quem não conhece a Cristo agiria. Isso não quer dizer que vamos aos bailes ou participamos ativamente do Carnaval. Bom... infelizmente há quem faça isso, é verdade... Mas muitas vezes deixamos de lado a vontade do nosso Deus para realizar coisas de acordo com nossa própria vontade e ainda tentamos legitimar isso com o fato de que o mundo mudou, se modernizou...

Precisamos andar em novidade de vida, vida esta coerente com o querer de um Deus que é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13.8).

Não deixemos o mundo transformar a nossa mente com o que é “normal” (e contrário a vontade de Deus) mas, antes, sejamos nós a transformar a mente do mundo com os ensinamentos do Senhor, guardando Seus mandamentos (Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos). Se guardarmos os Mandamentos do Senhor seremos conhecidos Dele e Ele se manifestará a nós. Só assim, guiados pelo Espírito Santo, poderemos ver as maravilhas que o Senhor tem para operar, tanto em nossa vida como a partir da nossa vida. Nossa missão é obedecer ao Senhor. O mais, Ele faz. Afinal, “Deus sem você continua sendo Deus; mas você sem Deus não é ninguém”. Se você e eu deixarmos de fazer Sua vontade, mulas ou pedras irão clamar. Nós, devemos obedecer e deixar Ele agir!

Que estejamos agindo como quer o Senhor. Que busquemos realmente transformar a nossa mente na mente de Cristo, direcionados pelo Espírito Santo, e dar testemunho para que o Espírito Santo trabalhe na vida de outras pessoas também. Deixemos o Espírito Santo nos guiar para que nós não atrapalhemos a Sua obra.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário