quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Resumo livre da Bíblia - Josué

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 13/03/2006.

Crendo no cuidado do Senhor, iniciamos mais uma semana.

E como fazemos normalmente nas segundas-feiras, segue a série “resumo livre da Bíblia”.

Depois da morte de toda a geração que saiu do Egito, com exceção de Calebe e Josué, e do tratamento que o Senhor imprimiu ao povo que andou pelo deserto por 40 anos, chegou o momento de tomada da terra. Moisés morre depois de, ao longe, ver a terra que o Senhor prometera a seu povo. Com sua morte, Josué é chamado por Deus para ser o novo líder do povo, agora definitivamente marchando para a terra prometida. O povo atravessa o Jordão a seco e depois de circundarem a cidade por sete dias, tocaram fortemente as trombetas e as muralhas que estavam ao redor de Jericó cederam e o povo tomou a cidade.

Uma personagem interessante: a prostituta Raabe. Ela auxilia o povo hebreu e, quando este tomou a terra, ela e sua família foram preservadas. Por auxiliar o povo, ela é poupada. Isso lembra algo que vemos no Evangelho: “Quando fizeres qualquer destas coisas a um destes pequeninos, a Mim o fazeis”. Outro fato envolvendo Raabe: ela faz parte da genealogia de Jesus (uma prostituta parente do Salvador – ver Mt 1.1-17, especificamente o versículo 5) Raabe é mãe de Boaz, aquele que vai se casar com Rute e filho deste casal viria ser avô do rei Davi.

Um dos fatos desse período é o episódio onde o sol pára!!! (Js 10).

A terra tomada é repartida entre os hebreus, entre suas tribos. Depois de tanta intervenção de Deus, Josué reafirma o seu desejo, bem como o de sua família, de servir ao Senhor (cf. Js 24.15). Muitas vezes, depois que o Senhor cumpre em nossa vida as Suas promessas, nós O abandonamos, e só voltamos a “procurá-lO” quando necessitamos novamente. Quando está tudo em ordem, nos “esquecemos” Dele. O povo passa por isso, começa a buscar as coisas erradas e Josué faz a sua chamada ao compromisso com o Senhor. Depois do chamado ao compromisso, o povo até responde positivamente, mas veremos que a caminhada em busca da vontade do Senhor ainda passou por muitos altos e baixos.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário