quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Respondendo sim ao chamado!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 27/04/2006.

Josué 1-1-9

1 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

O mês de abril já está acabando...

 Para muitos cristãos, esse mês é lembrado como o “mês das vocações”.

O texto que abre esta meditação nos fala de um chamado, num momento de dor (perda do líder Moisés) e de responsabilidade (chegava a hora de tomar posse da Terra Prometida).

Gostaria de relatar um pouco dos dias que envolveram a certeza que o Senhor me chamava para algo diferente do que eu entendia como aquilo que deveria fazer na minha vida. Há um relato no site, mas registro aqui como testemunho:

Desde muito jovem, eu queria ser dentista. Mas, no momento do vestibular, não havia opção para mim: ou conseguia numa faculdade pública ou, pelo menos, conseguia uma bolsa de estudos numa faculdade particular, de forma integral.

Sem a bolsa, tentei na USP. Mas para entrar lá e em odontologia, não é fácil!

Depois de dois anos tentando, entendi, diante de fatos que aconteceram, que deveria esperar. A decisão da espera se deu em 1992, no final do ano.

Até 1994, apenas desenvolvi o meu trabalho na loja de venda de Oxigênio, Acetileno, Material de Solda...

Naquele ano, uma decisão diante de uma oportunidade: eu iria para o Acre, auxiliaria uma pessoa na montagem de uma loja desses materiais por lá e depois poderia permanecer lá, voltar para São Paulo ou para qualquer lugar do Brasil, se resolvesse montar a minha loja. Eu deveria ir pra Região Centro-Oeste, Mato Grosso, possivelmente. Era por lá que eu pensava em montar a minha loja.

Tudo estava pronto para a viagem para o Acre, onde deveria permanecer pelo menos por 6 meses. Na última hora, uma alteração de data.

Aquela aliteração me permitiu tempo suficiente para participar de um acampamento da Mocidade da Igreja Metodista. A parte mais difícil era conseguir vaga, pois o mesmo estava muito concorrido e já aconteceria na semana seguinte.

Na semana do acampamento, consegui uma vaga!

Lá, conheci muitas pessoas, tive contato com muita gente nova! Foi um tempo muito gostoso de aprendizado, descanso, conhecimento e crescimento espiritual.

Sempre que as pessoas me perguntavam sobre o que eu fazia da vida, eu dava a ficha: meu trabalho e o que iria acontecer em seguida ao acampamento.

Mas no último dia, entendi o que deveria, de fato, fazer!

Depois da mensagem, do então Bispo, Revmo Geoval Jacinto da Silva, algo mudou. Ele fez o apelo, para o compromisso com o ministério pastoral. Eu não tive dúvidas! Fui à frente e aceitei o que eu deveria fazer.

Voltei do acampamento pronto para ir ainda para o Acre, ajudar na montagem da loja por lá e depois não ir mais para o Mato Grosso, para montar a minha loja, e sim voltar pra São Paulo e entrar no seminário. Afinal, ainda era abril! Eu poderia durante o ano de 1994 manter o compromisso assumido e em 1995 ir para o seminário, já que só no começo do ano era possível iniciar esses estudos teológicos na Igreja Metodista.

A viagem foi adiada mais uma ou duas vezes, até que foi cancelada.

 Assim, no final de 1994, a Igreja Metodista em Taboão da Serra reuniu-se em Concílio, avaliou a minha posição no trabalho da comunidade e a possibilidade real do chamado, verificando se eu realmente dava mostras e frutos de tal, e aprovou a recomendação para que eu pudesse ingressar no seminário no início de 1995.

Não há melhor lugar para estarmos que estar no Centro da Vontade de Deus para nossa vida.
Não sei qual é o teu chamado. Creio que, mesmo no estudo ou em outra profissão, que o Senhor te concedeu dons e estes demonstram o teu chamado. Creia que o Senhor te chamou, Ele te deu os dons e será Ele mesmo que dará força pra você realizar a obra. Fará através de você, é só você deixar o Espírito agir!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário